No artigo Cashback 3.0: Cashback Proprietário para empresas, falamos sobre todos os benefícios que essa estratégia traz para as empresas. Mas já imaginou como ela pode fazer a diferença no setor de restaurantes e fast-food

O segmento de fast-food e restaurantes, principalmente delivery, foram as categorias com maior crescimento no número de consumidores no comércio eletrônico nos últimos anos.Em um mercado altamente competitivo, é imprescindível que as empresas busquem estratégias que as diferenciem de seus concorrentes a fim de, simultaneamente, incentivar as vendas e reter os clientes. E é exatamente aí que o Cashback surge como uma excelente opção. 

Recorrência de pedidos e aumento do ticket médio

Um estudo recente observou que a promoção de Cashback em um restaurante aumentou em 10% a frequência de transações e em 12.2% os gastos dos consumidores. Ou seja, oferecer Cashback fez com que os consumidores comprassem mais e com mais frequência  Além da recompra, o saldo acumulado na carteira estimula o consumidor a aumentar o valor da compra, incluindo itens que ele não pediria se não fosse o Cashback.

Por exemplo, o cliente está destinado a comprar uma refeição, mas por possuir dinheiro na carteira virtual, acaba comprando também uma sobremesa, um refrigerante ou outro item que não compraria por não ter a oportunidade de gastar esse “dinheiro livre”.

É um benefício tangível e válido para todo o cardápio

Diferente de pontos e brindes, o Cashback é um benefício tangível, é dinheiro para novas compras. Ou seja, o cliente sabe o que e quanto está recebendo como recompensa (dinheiro de volta).

Com a transparência da recompensa em dinheiro, o consumidor tem liberdade para escolher o produto de sua preferência, pois não se torna refém de brindes indesejados e repetidos ou promoções que, para ele, podem não ser relevantes.

Quanto mais uma empresa mapeia e entende o perfil do consumidor, mais oportunidades são geradas para que ele se sinta confortável e fiel à marca, comprando mais e sendo o porta-voz da marca e dos produtos. 

Algumas organizações praticam promoções pontuais, direcionando cupons de descontos a determinados produtos. Isso limita o consumidor a ter que escolher algo que pode não ser de sua preferência, podendo levá-lo à desistência ou abandono do check out.

Utilizando estratégias que favoreçam a liberdade de escolha de produtos, a empresa se aproxima do consumidor para proporcionar a comodidade e a satisfação durante o processo de compra de produtos.

O cérebro humano se satisfaz quando recebe algum tipo de benefício, porém, quando tem alguma sensação desagradável de limite ou perda, isso impacta 2 vezes mais negativamente no inconsciente.

Portanto, as marcas precisam estar atentas ao fato de que priorizar as escolhas e os desejos dos consumidores é uma questão de sobrevivência no mercado, uma vez que os processos automatizados de atendimento sem foco nas necessidades dos clientes estão caindo cada vez mais em desuso.

Métricas impulsionadas pelo Cashback

Algumas métricas fundamentais são positivamente impactadas pela dinâmica do Cashback proprietário no segmento de restaurantes, bares e fast food.

Separamos aqui duas delas para ilustrarmos como isso funciona.

Aumento do  tíquete médio

Além dos benefícios já mencionados, o Cashback possibilita, também, uma maior geração de fluxo de caixa, já que o consumidor considera esse dinheiro de volta como “dinheiro livre” para comprar mais.
O fato de ter um valor na carteira virtual facilita o aumento do tíquete médio, já que o consumidor pode optar por adicionar mais itens em sua cesta de compras devido ao saldo de cashback acumulado. Isto é, o consumidor pode utilizar o saldo recebido de cashback anteriores para comprar produtos adicionais (como sobremesa e refrigerante) que ele poderia não comprar caso não tivesse esse estímulo .

Outro ponto relevante da dinâmica do Cashback é que, caso o cliente não gaste o valor acumulado na carteira virtual até a data de expiração, esse valor retorna para a empresa. Ou seja, a empresa estimulou a compra do consumidor e a verba provisionada para esse fim, não foi utilizada, fazendo com que o pedido tenha sido faturado com o valor cheio. 

Recorrência

Receber uma parte do valor das compras de volta pode ser um fator decisivo para que o cliente volte sempre a comprar e em um tempo menor do que ele voltaria normalmente.

Se um cliente comprar um combo com um Cashback de 10%, ele acumularia um valor em dinheiro na carteira virtual para próximos pedidos.

Em outras palavras, em cada compra efetuada por ele, um Cashback é recebido e acumulado na carteira virtual. O saldo da carteira passa a ser um diferencial importante perante a concorrência no momento de decisão de uma nova compra. Afinal, nada melhor que ter “Free Money” para gastar. 

Comodidade, facilidade e transparência

O saldo de Cashback proporciona comodidade para o cliente utilizar em novas compras, pois basta aplicar o saldo e a mágica do Cashback acontece.

A empresa cria uma relação de transparência com o cliente, porque ele sabe exatamente como ele ganha, quanto ele ganha e quanto terá para gastar em novas compras, de maneira muito simples e fácil.

Sendo assim, atrair os clientes com Cashback e retê-los pelo mesmo motivo são formas de criar uma via de mão dupla, boa para a empresa e para o consumidor.

Transforme seu negócio através do Cashback com o Lemoney OpenCashback. O programa omnichannel de Cashback proprietário que permite às empresas incentivar vendas, reter clientes e satisfazê-los