Para conquistar boas posições no mercado é essencial atentar-se para a saúde financeira e administrativa do seu negócio. Algumas métricas são muito importantes para avaliar o bom funcionamento de uma empresa e ajudá-la a aumentar seu faturamento.
A seguir, apresentaremos três métricas muito importantes para medir a saúde do seu negócio – e como o Cashback pode ajudar a melhorá-las.
- CAC
A sigla “CAC” significa “Custo de Aquisição de Clientes” e é utilizada para medir quanto uma empresa investe para conquistar novos clientes. Para calcular esse indicador, basta somar os investimentos feitos em marketing e vendas e, em seguida, dividi-los pelo número de novos clientes.
Já vimos aqui no blog que os gastos com marketing e promoção para aquisição de clientes são altos e, por isso, é muito mais barato manter clientes fiéis do que conquistar novos.
E é exatamente neste ponto que o Cashback entra: ao transformar a experiência de compra em um ciclo virtuoso de compra e recompra, cada nova compra gera benefícios para a compra futura, o que mantém a base de clientes ativa no ciclo e, por consequência, diminui o CAC.
Por outro lado, quando uma empresa trabalha com estratégias de cupons e descontos, por exemplo, ela precisa reconquistar o cliente após cada nova compra, o que aumenta os gastos com aquisição e eleva o CAC.
- LTV
A sigla LTV significa valor ao longo do tempo e mede o lucro líquido da vida de um cliente dentro da empresa. Isto é, quanto dinheiro o cliente vai gastar com a empresa enquanto for um comprador recorrente. Pode-se calcular o LTV multiplicando o ticket médio pela média de compras por cliente a cada ano e, depois, pela média de tempo de relacionamento.
Estudos mostram que o Cashback pode aumentar em média o ticket médio em 3,4 vezes, além de elevar a probabilidade de que uma nova compra, com um valor mais alto, ocorra – o que impulsiona o número de vezes que um cliente compra na empresa.
Ao gerar benefícios que podem ser gastos em uma nova compra, o Cashback incide diretamente no LTV, pois alonga a permanência dos clientes ativos no ciclo de compra.
A relação entre LTV e CAC é simples, ou seja, quanto mais tempo o consumidor continua comprando, menor é o CAC.
- ROI
A sigla ROI significa retorno sobre o investimento e mede a relação entre o montante investido e o que a empresa recebe.
É possível calcular o ROI ao subtrair a receita pelo custo e dividir o resultado novamente pelo custo.
Ter um ROI negativo é altamente prejudicial para a empresa, pois significa que o retorno obtido é menor do que o investimento realizado, indicando prejuízo.
O Cashback é um benefício futuro que só gera custo para a empresa ao ser utilizado. Isto significa que a empresa só fará o investimento se uma nova compra acontecer.
O Cashback 3.0 é uma estratégia simultânea de vendas e aquisição de clientes que reduz o custo de aquisição de clientes (CAC) e aumenta o LTV e o ROI. Ao mesmo tempo, fornece um benefício transparente aos clientes. Sendo assim, é uma das estratégias mais completas e eficientes do mercado. O Cashback 3.0 garante benefícios concretos, tanto para os clientes, quanto para as empresas.
Quer ver na prática esses resultados? Entre em contato conosco!