O cashback é uma ferramenta presente já há anos ao redor do mundo. Desde a década de 90, nos EUA, foi utilizado com cartões de crédito. Já em 1998, surge a primeira plataforma de cashback.

Hoje, em 2021, já se estima que existam mais de 570 milhões de usuários que se beneficiam do cashback apenas na Ásia. Nos EUA? 60 milhões. União Européia? Os números indicativos ultrapassam os 40 milhões.

Só no Brasil, a estimativa é de que existam 35 milhões de usuários de cashback – e as projeções apontam que é um número que ainda vai crescer muito! O Cashback é uma das ferramentas mais utilizadas dos últimos tempos, mas você sabe por que as empresas utilizarão cada vez mais essas estratégias?

É verdade que os acontecimentos globais em ritmo cada vez mais acelerado transformam as regras do jogo muito rápido. O que serve hoje, amanhã pode estar ultrapassado. Mas isso não significa que é impossível traçar tendências no mercado que nos permitam antecipar o futuro.

Para isso, é preciso estar atento aos pontos-chave das transformações globais.

Fatores como mudanças nos hábitos de consumo, evolução do sistema financeiro e integração digital são indicadores sólidos de transformações estruturais e comportamentais que estão se consolidando e que podem permanecer conosco por muito tempo.

O ato de compra, por exemplo, exige muito mais atenção do consumidor atual. Não faltam opções de fornecedores no mercado. Empresas que promovem diferentes tipos de atração voltados à conquista de clientes. Preço, posicionamento, variedade e muitos outros fatores influenciam nossa decisão de compra.

E é aí que a comodidade, a segurança, e a exatidão que as transações digitais nos proporcionam entram em cena. A facilidade digital é um fator que pesa na escolha do consumidor no momento de decidir se vai realizar uma compra na sua empresa, ou em outra.

Nesse cenário de disputa de clientes com necessidades cada vez mais complexas, a estratégia de cashback é uma das poucas, senão a única, que atua ao mesmo tempo em duas principais frentes: a de incentivar a compra ao mesmo tempo em que retém clientes. É uma ferramenta de utilidade dupla, de estímulo ao consumo, e de fidelização espontânea do cliente.

Por isso o cashback é uma tendência mundial. Um mercado que movimenta números na casa dos bilhões através do globo! Uma ferramenta contemporânea que soluciona as necessidades complexas dos nossos tempos.

Quer saber mais? Não se preocupe. Aqui na Lemoney Way vamos te explicar todos os motivos que mostram que cashback é o futuro. Vem com a gente!