Nos dias de hoje, fidelização é a palavra-chave para a sobrevivência de qualquer empresa no mercado. A concorrência tem se tornado cada vez mais voraz e, nessa história, só ganha quem conquista e retém o cliente. Existem diferentes ações e estratégias para tornar o consumidor fiel à sua marca, uma das estratégias que vem se destacando é o cashback. Você sabe como utilizá-la a favor do seu negócio?

Fidelizar é importante?

Antes de saber mais sobre as diferenças entre cashback e programas tradicionais, precisamos falar sobre a importância de fidelizar seus clientes. Estudos apontam que tornar um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato do que conquistar um novo. Isso significa que, além de ter um grande potencial de engajamento com a empresa, clientes fiéis trazem enorme impacto no orçamento, diminuindo custos. E não para por aí! Esses clientes funcionam como um núcleo de atração para novos compradores, uma vez que disseminam uma imagem muito positiva da marca.

Cashback x Programas de fidelidade:

Sabendo da importância de fidelizar clientes, as empresas começaram a buscar métodos para tal. Um dos mais conhecidos entre programas tradicionais é aquele baseado em pontos. Ele surgiu na década de 80 e foi implantado inicialmente por empresas aéreas, portanto a lógica é simples: depois de fazer o cadastro em uma loja, o consumidor passa a acumular pontos de acordo com o gasto realizado. Na teoria a ideia é muito atrativa, mas trás consigo questionamentos relevantes como, por exemplo, o que realmente os pontos conseguem comprar. Hoje, diferentes programas apresentam uma relação própria do valor de pontuação e, muitas vezes, essa falta de transparência pode desestimular o consumidor.

O cashback, por outro lado, torna o processo muito mais transparente. O cliente sabe exatamente quanto sua compra pode gerar em dinheiro de volta. Isso deixa a relação entre empresa e consumidor muito mais clara e simples. O retorno às compras acontece pela percepção de valor do consumidor, o que cria um círculo virtuoso onde o saldo de cashback disponível na carteira digital passa a ser um diferencial importante no momento de uma nova compra.

Portanto, fidelizar um cliente depende de diversos fatores e estratégias a serem adotadas pelas empresas. A relação entre negócios e consumidores, no que tange incentivar a fidelidade através de benefícios, precisa ser transparente e realmente beneficiar o cliente de forma simples, automatizada, como se tudo ocorresse em um passe de mágica, sem a necessidade de burocracias ou múltiplas regras que desestimulem o interesse ou a utilização do benefício. O Cashback e, principalmente o produto Lemoney Open cashback chegam para colaborar, tanto com os resultados das empresas como para facilitar e encantar o consumidor.